Descrição do Blog.

"Sem Liberdade Não Há Informação"

O objetivo deste Blog é tão somente para contribuir com o acesso a informação. Não se tratando de um instrumento de divulgação de ideais políticos ou de ferramenta para denegrir imagem alheia. Contamos sempre com o acesso de pessoas que compartilhem com esta premissa.

11 de abril de 2012

Vereadores do Xingú reúnem com a Câmara de Gurupá

Vereadores do Xingú e Vereadores de Gurupá
Em um encontro ocorrido no dia 10 de abril, no prédio da Câmara Municipal de Gurupá, entre Vereadores do Xingú e Vereadores Gurupaenses, foi discutida a criação de uma Associação formada pelas de Câmaras dos Municípios participante do Consórcio Belo Monte, objetivando dar aos vereadores o direito de opinar sobre as decisões em favor dos interesses de seus municípios. Durantes o debate, foi destacado que a Empresa Norte Energia, tem atendido somente as prefeituras, deixando de fora do processo os Poderes Legislativos Municipais. Na reunião também foi enfatizada a falta de informação, a respeito dos repasses de veículos, equipamentos, obras e principalmente sobre o combustível, que segundo o Vereador de Brasil Novo, Neto Portugal, “já foram entregues cotas na ordem de 310 mil litros para cada município consorciado”. Sob consenso, os paramentares apontam necessidade de reestruturação das Câmaras, com a aquisição de veículos, lanchas, e melhoramento da estrutura física das sedes legislativas, muitas funcionando de forma precária.

 
Veradores: Manoel Lúcio, Marlon Santos, Everton e Baiano
As discussões sobre a maior hidrelétrica em construção no Brasil, Belo Monte, ainda deixa algumas dúvidas no ar, principalmente sobre os verdadeiros os impactos ambientais que poderão ser causados à região, região esta que abrigado o maior berçário de desova de quelônios das Américas, localizado no município de Senador José Porfírio, e que poderiam ser inundados com a ativação da represa. Diante desta e outras dúvidas, foi gerada toda uma polêmica, discussões iniciadas a mais de trinta anos, mas, na opinião de muitos opositores a construção da barragem, o impedimento no avanço dos trabalhos, hoje é praticamente impossível de acontecer.
Vereadore: Waldir Fernandes, Bené Gama, Erivaldo e Chico Pessoa
Os Vereadores de Gurupá que compareceram ao encontro foram: João Padre – PT, Manoel Lúcio – PP, Marlon Santos – PMDB, Valdir Fernandes – PT, Bené Gama – PT e Chico Pessoa – PT, que unanimemente apoiaram a criação da Associação. Já por parte dos parlamentares visitantes, os vereadores: Neto Portugal – Brasil Novo, Adelson Vaima, Baino e Everton, ambos de Souzel, Erivaldo e Elder de Porto de Moz e a Vereadora Maiara Moreira de Vitória do Xingú. O encontro Regional das Câmaras acontecerá dia 09 de maio em Altamira, onde deverão comparecer mais de cem vereadores.

 
Por: Dailton Palheta (Jornalista - SBC - Brasil).

Nenhum comentário: